Acessos para Oncologia: Port-a-cath

O cateter tipo “PORT-A-CATH” é um dispositivo utilizado para administração de medicamentos, hidratação e eventualmente coleta de sangue . Uma opção segura e eficiente no manuseio de pacientes oncológicos.
A sua indicação varia de acordo com as condições de acesso venoso do paciente, o regime e duração de quimioterapia.
O cateter tipo “PORT-A-CATH” é formado por um reservatório conectado a um cateter. Esse reservatório tem formato cilíndrico ou cônico, e podem ser feitos de silicone, plástico ou titânio.
O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia local, com sedação, guiado por imagem para o correto posicionamento do cateter na veia cava superior. O cateter fica totalmente implantado, ou seja, nenhuma parte fica pra fora da pele.
Com o cateter o paciente pode levar uma vida normal, fazer atividades físicas habituais, devendo apenas evitar aquelas com o risco de traumatizar o local do reservatório.
Geralmente o cateter é retirado quando o tratamento quimioterápico se finaliza. Quem orienta o momento da retirada é o oncologista. Mas estes tipos de cateteres são confeccionados para suportarem cerca de 2.000 punções, desde que se faça a manutenção mensal.
O implante do cateter “PORT-A-CATH” é segura e uma ótima opção para viabilizar a aplicação de quimioterapia de longa duração. Pergunte ao seu médico se você pode e se tem indicação deste tipo de cateter.

Acessos para Hemodiálise

Permcath
Cateter de longa duração implantado geralmente na veia jugular interna utilizado para realização de hemodiálise.
O implante é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia local e sedação, podendo ser utilizado imediatamento após.

Fistula Arterio-venosa
Acesso para hemodiálise onde é feito a união entre uma veia e uma artária.
Mais comumente realizado nos membros superiores. Realizado em centro cirúrgico, sob anestesia local e sedação.
Após a confecção da Fistula é necessário um tempo de maturação, cerca de 30 dias, para iniciar utilização.


*Video de cateter de Port-a-cath

Ir para o topo!