Varizes

São veias dilatadas e tortuosas que aparecem próximas da superfície da pele.
Podem se desenvolver em qualquer local do corpo, mas são mais comums nos membros inferiores devido ao aumento da pressao nas extremidades.
As veias em sua condição normal possuem finas valvulas que permitem com que o sangue flua em uma única direção, no sentido do coração, e se fecham para previnir o fluxo contrário. Quando essas válvulas não funcionam, o sangue se acumula, resultando num enfraquecimento da parede das veias que as faz dilatar. Com o tempo o aumento da pressão piora a insuficiencia das válvulas. Esse refluxo venoso ou insuficiencia venosa levara ao desenvolvimento das veias varicosas e teleangiectasias.

Teleangiectasias (vasinhos)

São similares as veias varicosas porem bem menores e mais superficiais. São normalmente azuis ou vermelhas e podem ser encontradas em outras regiões do corpo além das pernas.

Causas

Herança genética e o processo normal de envelhecimento estão ligados a insuficiência venosa crônica. Outros fatores que aumentam a pressão nas veias das pernas como longos períodos em pe, obesidade, ou gravidez podem também contribuir.
Mulheres têm maior risco que homens por fatores hormonais. Pílulas anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal também influenciam.

Sintomas

O primeiro sintoma é o aparecimento das veias. Com a progressão da doença a perna pode se tornar cansada ou pesada e os sintomas pioram com longos periodos sentado ou em pé. Pode ocorrer alteração da pigmentação da pele (dermatite ocre), afilamento e ressecamento e em estágio mais avançado, aparecimento de úlceras.

Tratamento

Pode variar conforme o estágio e extensão da doença. Desde tratamento clínico com medicações e mudanças de habitos de vida, aplicacoes (escleroterapia) em consultorio e algumas modalidades de tratamentos cirúrgicos.

Tratamento clínico

Manter-se no peso ideal, atividade fisica regular e uso de meia elástica para pacientes com maior risco são medidas que podem contribuir para controle dos sintomas e progressão da doença.

Escleroterapia de teleangiectasias – aplicação em vasinhos

Procedimento médico, que pode ser realizado em consultório, e consiste na aplicação de substância esclerosante diretamente no vaso afetado. Isso causa uma inflamação na parede interna do vaso e provoca o seu fechamento. A substância mais utilizada é a glicose 75%.

Tratamento de varizes com espuma – sem cirurgia

Opção ao tratamento cirúrgico, podendo ser realizado em ambiente ambulatorial – consultório. Consiste na injeção de espuma formada por polidocanol nas varizes, levando a uma inflamação temporária dos vasos e seu posterior fechamento.

Microcirurgia – remoção de varizes

Remoção cirúrgica das varizes realizado através de microincisões na pele.

Laser (EVLT – endovenous laser treatment)

É um procedimento minimamente invasivo onde uma fina fibra é inserida dentro da veia a ser tratada. A fibra do laser entrega energia para a parede da veia causando seu colapso e fechamento. O fluxo sanguineo é imediatamente redirecionado para as veias funcionantes ao redor.