Acessos para Oncologia: Port-a-cath

O cateter tipo “PORT-A-CATH” é um dispositivo utilizado para administração de medicamentos, hidratação e eventualmente coleta de sangue . Uma opção segura e eficiente no manuseio de pacientes oncológicos.

A sua indicação varia de acordo com as condições de acesso venoso do paciente, o regime e duração de quimioterapia.

O cateter tipo “PORT-A-CATH” é formado por um reservatório conectado a um cateter. Esse reservatório tem formato cilíndrico ou cônico, e podem ser feitos de silicone, plástico ou titânio.

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia local, com sedação, guiado por imagem para o correto posicionamento do cateter na veia cava superior. O cateter fica totalmente implantado, ou seja, nenhuma parte fica pra fora da pele.

Com o cateter o paciente pode levar uma vida normal, fazer atividades físicas habituais, devendo apenas evitar aquelas com o risco de traumatizar o local do reservatório.

Geralmente o cateter é retirado quando o tratamento quimioterápico se finaliza. Quem orienta o momento da retirada é o oncologista. Mas estes tipos de cateteres são confeccionados para suportarem cerca de 2.000 punções, desde que se faça a manutenção mensal.

O implante do cateter “PORT-A-CATH” é segura e uma ótima opção para viabilizar a aplicação de quimioterapia de longa duração. Pergunte ao seu médico se você pode e se tem indicação deste tipo de cateter.


*Video de cateter de Port-a-cath

Ou se preferir entre em contato conosco através do nosso formulário abaixo.