Varizes dos Membros Inferiores

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que aparecem próximas da superfície da pele.

As varizes podem se desenvolver em qualquer local do corpo, mas são mais comuns nos membros inferiores devido ao aumento da pressão nas extremidades.

As veias em sua condição normal possuem finas válvulas que permitem com que o sangue flua em uma única direção, no sentido do coração, e se fecham para prevenir o fluxo contrário.

Quando essas válvulas não funcionam, o sangue se acumula, resultando num enfraquecimento da parede das veias que as faz dilatar. Com o tempo o aumento da pressão piora a insuficiência das válvulas. Esse refluxo venoso ou insuficiência venosa levará ao desenvolvimento das veias varicosas e teleangiectasias.

Teleangiectasias (vasinhos)

São similares as veias varicosas, porém bem menores e mais superficiais. São normalmente azuis ou vermelhas e podem ser encontradas em outras regiões do corpo além das pernas.

Causas

Herança genética e o processo normal de envelhecimento estão ligados a insuficiência venosa crônica. Outros fatores que aumentam a pressão nas veias das pernas como longos períodos em pé, obesidade, ou gravidez podem também contribuir.

Mulheres têm maior risco que homens por fatores hormonais. Pílulas anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal também influenciam. Leia mais sobre causas de varizes.

Sintomas

O primeiro sintoma é o aparecimento das veias. Com a progressão da doença a perna pode se tornar cansada ou pesada e os sintomas pioram com longos períodos sentado ou em pé. Pode ocorrer alteração da pigmentação da pele (dermatite ocre), afilamento e ressecamento e em estágio mais avançado, aparecimento de úlceras. Saiba mais sobre sintomas de varizes e estágios da insuficiência venosa periférica.

Tratamento

Pode variar conforme o estágio e extensão da doença. Desde tratamento clínico com medicações e mudanças de hábitos de vida, aplicações (escleroterapia) em consultório e algumas modalidades de tratamentos cirúrgicos.

Tratamento clínico

Manter-se no peso ideal, atividade física regular e uso de meia elástica para pacientes com maior risco são medidas que podem contribuir para controle dos sintomas e progressão da doença. Saiba mais sobre o tratamento clínico de varizes.

Escleroterapia de teleangiectasias – aplicação em vasinhos

Procedimento médico, que pode ser realizado em consultório, e consiste na aplicação de substância esclerosante diretamente no vaso afetado. Isso causa uma inflamação na parede interna do vaso e provoca o seu fechamento. A substância mais utilizada é a glicose 75%. Saiba mais sobre a secagem de vasinhos ou escleroterapia, cuidados a serem tomados e para quem é indicado.

Tratamento de varizes com espuma – sem cirurgia

Opção ao tratamento cirúrgico, podendo ser realizado em ambiente ambulatorial – consultório. Consiste na injeção de medicamento esclerosante, sob forma de espuma, diretamente nas varizes, levando a uma inflamação temporária dos vasos e seu posterior fechamento. Saiba como é feito o tratamento de varizes com espuma.

Microcirurgia – remoção de varizes

Remoção cirúrgica das varizes realizado através de microincisões na pele. Pode ser realizado tanto com finalidade estética como para tratamento de varizes sintomáticas. É essencial um planejamento adequado precedido de uma avaliação completa do sistema venoso dos membros inferiores tanto com exame clínico como com ultrassom doppler. Saiba mais sobre a avaliação inicial, o procedimento e a recuperação pós operatória.

Laser (EVLT – endovenous laser treatment)

Técnica voltada para o tratamento de veias safenas insuficientes, podendo ser usado também para tratamento de veias perfurantes incompetentes.

É um procedimento minimamente invasivo onde uma fina fibra é inserida dentro da veia a ser tratada. A fibra do laser entrega energia para a parede da veia causando seu colapso e fechamento. O fluxo sanguíneo é imediatamente redirecionado para as veias funcionantes ao redor. Saiba mais sobre o EVLT

Ou se preferir entre em contato conosco através do nosso formulário abaixo.